Agência France-Presse
postado em 30/12/2014 13:37
Banjul - Pelo menos três pessoas morreram nesta terça-feira durante uma suposta tentativa de golpe contra o presidente de Gâmbia, Yahya Jammeh, que dirige o país com mãos de ferro há 20 anos. O palácio presidencial de Banjul foi atacado por homens armados enquanto Jammeh está em visita privada a Dubai desde o final de semana passado, segundo fontes ligadas à presidência.
Em Banjul, militares e policiais foram enviados às ruas. Patrulhas militares pediram à população que mantivesse a calma e permanecesse em suas casas, segundo o correspondente agência no local.
Leia mais notícias em Mundo
Segundo um oficial do exército da República da Gâmbia, as forças leais ao presidente mataram três dos autores dos ataque, incluindo o suposto líder, um ex-militar.
Os três eram "comandados por um ex-capitão desertor do exército, Lamin Sanneh", disse o oficial por telefone. "Três dos homens morreram, entre eles o ex-capitão. Outro foi detido", acrescentou a fonte que pediu anonimato."Membros das forças armadas gambianas estiveram envolvidos em trocas de disparos", afirmou uma fonte militar.
Segundo esta mesma fonte, os invasores "queria derrubar o regime" de Jammeh, que chegou ao poder por meio de um golpe de Estado em 1994 e desde então foi eleito várias vezes.
Nos últimos 20 anos, Yahya Jameh tem dirigido com mãos de ferro este país de língua inglesa com quase 2 milhões de habitantes.
Um diplomata gambiano que estava em Banjul nesta terça-feira confirmou o ataque e acrescentou que a situação estava "sob controle".