Mundo

Grécia dissolve o parlamento para realizar eleições em janeiro

O Parlamento confirma em um comunicado que as eleições serão realizadas em 25 de janeiro

Agência France-Presse
postado em 31/12/2014 07:41
O parlamento grego foi dissolvido nesta quarta-feira com a convocação de eleições legislativas antecipadas para 25 de janeiro, o que provocou uma forte preocupação entre os credores do país, a União Europeia e o FMI, sobre a continuidade da política de austeridade.

O Parlamento confirma em um comunicado que as eleições serão realizadas em 25 de janeiro, como anunciou na segunda-feira o primeiro-ministro, Antonis Samaras, e a nova legislatura terá início em 5 de fevereiro.

Leia mais notícias em Mundo

A nova assembleia terá como missão eleger um sucessor do atual presidente Carolos Papoulias, cujo mandato termina em março. O anúncio das legislativas antecipadas na Grécia preocupa os mercados e os credores internacionais do país, entre eles o Fundo Monetário Internacional, que suspendeu as negociações para entregar uma nova ajuda à Grécia enquanto um novo governo é formado.

Na terça-feira, Samaras advertiu novamente para o risco de que a esquerda radical chegue ao poder. O que está em jogo nas legislativas, disse, é "a permanência do país na Europa".

O fantasma da saída da Grécia da Eurozona foi cogitado em muitas ocasiões pelos credores e por Samaras, em particular nas últimas legislativas de junho de 2012, quando o país estava em plena crise.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação