Agência France-Presse
postado em 31/12/2014 09:33
Ao menos 33 pessoas morreram em um atentado suicida contra partidários da milícia xiita no Iêmen, reunidos nesta quarta-feira (31/12) em uma cerimônia religiosa no centro do país, indicaram testemunhas e fontes médicas. Um homem se imolou no saguão de um centro cultural em Ibb, onde a cerimônia era realizada. Os corpos de 33 pessoas foram levados para dois hospitais da cidade, segundo as fontes médicas, que temem que o número de vítimas aumente.
A região, de maioria sunita, está controlada há meses por milícias xiitas do grupo Ansaruallah. Além disso, dezenas de pessoas ficaram feridas depois que o suicida ativou um cinturão de explosivos. As fontes informaram que o governador de Ibb, Yahia al-Iryani, estaria entre os feridos no ataque, que não foi reivindicado por nenhum grupo.
Os milicianos do grupo Ansaruallah, também conhecidos como "huthis", lançaram no início do ano uma ofensiva espetacular com a qual tomaram a capital, Sanaa, em 21 de setembro, depois de terem se apoderado de várias localidades no oeste.
O grupo relacionado à Al-Qaeda na Península Arábica, AQPA, muito implantado no sul e no sudeste do Iêmen, prometeu travar um combate sem trégua contra Ansaruallah e, em sua luta, tenta mobilizar as tribos sunitas para frear o avanço dos xiitas em direção a outras regiões do país.