Agência France-Presse
postado em 31/12/2014 18:47
O Pentágono confirmou nesta quarta-feira a morte de um chefe de inteligência dos islamitas somalis shebab, abatido pelo disparo de um drone americano na última segunda-feira, no sul da Somália.Autoridades somalis haviam anunciado ontem a morte de Abdishakur, também conhecido como Tahlil, em "uma operação conjunta" realizada pela segurança nacional somali e os Estados Unidos.
"O Departamento de Defesa obteve a confirmação de que Tahlil Abdishakur, chefe de inteligência dos shebab, morreu em um ataque aéreo em 29 de dezembro, diz um comunicado do Pentágono.
O ataque aconteceu perto de Saccow, sul do país, e foi realizado por um drone, acrescentou o departamento.
"Graças a informações confiáveis da inteligência, as forças conseguiram atingir o veículo em que Tahlil se encontrava, com a ajuda de mísseis Hellfire", diz o texto.
Segundo a agência somali, Tahlil substituiu Zakariya Ismail Ahmed Hersi, um dos líderes mais importantes da milícia, que se rendeu na semana passada.
De acordo com o Pentágono, sua morte "terá um impacto significativo" sobre os shebab, islamitas ligados à Al-Qaeda.
Os shebab perderam terreno nos últimos anos na Somália, apesar de continuarem realizando ataques espetaculares, principalmente na capital somali, Mogadíscio, e também no vizinho Quênia.
Os Estados Unidos lideraram uma intensa campanha militar contra os rebeldes. Em setembro, seu líder, Ahmed Abdi Godane, morreu em um ataque aéreo americano.