Mundo

Morre ex-primeiro-ministro do Líbano Omar Karamé aos 80 anos

Karamé sofria de câncer de estômago e seu estado de saúde havia se deteriorado nos últimos anos

Agência France-Presse
postado em 01/01/2015 12:44
Omar Karamé, primeiro chefe de governo libanês após o fim da guerra civil (1975-1990) e próximo ao regime sírio, faleceu aos 80 anos, anunciou nesta quinta-feira sua família. "Com muita tristeza (...), a família Karamé anuncia a morte de seu grande homem Omar Abdel Hamid Karamé", afirma o comunicado.

[SAIBAMAIS]Segundo pessoas próximas, Karamé sofria de câncer de estômago. Sua saúde havia se deteriorado há dois anos. Procedente de uma grande família política sunita - seu pai foi Abdel Hamid Karamé, um dos artífices da independência do Líbano em 1943 - foi primeiro-ministro duas vezes e precisou renunciar às duas devido à pressão das ruas, algo pouco frequente no Líbano.

Irmão de Rachid Karamé, primeiro-ministro assassinado em 1987, Omar Karamé foi nomeado chefe de governo pela primeira vez em 1990 e precisou enfrentar os primeiros desafios de reconstruir um país arrasado por 15 anos de guerra civil. Acabou renunciando em maio de 1992 diante das manifestações contra o aumento do custo de vida, provocado pelo afundamento da libra libanesa.

Leia mais notícias em Mundo

Foi sucedido pelo milionário Rafic Hariri, que se tornaria o arquiteto da reconstrução do Líbano. O primeiro governo de Karamé consagrou a tutela do regime sírio sobre o Líbano, que chegou ao fim em 2005 com o assassinato de Hariri, feroz opositor à hegemonia síria.

Esta morte provocou a segunda queda de Omar Karamé, nomeado novamente em 2004 e cujo governo foi acusado de estar totalmente submetido ao regime de Bashar al-Assad. Formado em direito pela universidade do Cairo, Omar Karamé era casado e tinha quatro filhos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação