Mundo

Suécia sofre terceiro ataque terrorista contra mesquitas em oito dias

Este ataque acontece três dias depois de um incêndio, supostamente criminoso, na mesquita de Eslov (sul), sem consequências graves.

postado em 01/01/2015 14:00
Este ataque acontece três dias depois de um incêndio, supostamente criminoso, na mesquita de Eslov (sul), sem consequências graves.

Uma bomba incendiária lançada na noite desta quarta-feira (31/12) em uma mesquita da cidade sueca de Uppsala (leste) é o terceiro ataque deste tipo no país em apenas oito dias. "Alguém jogou uma bomba incendiária, um coquetel molotov contra o prédio", declarou à agência de notícia sueca TT um porta-voz da polícia de Uppsala, Torsten Hemlin. Segundo ele, o artefato não conseguiu incendiar a mesquita.

[SAIBAMAIS]"Também escreveram frases racistas e vulgares", disse, acrescentando que não havia ninguém no edifício quando ocorreu o ataque. Alguns pedestres alertaram a polícia de Uppsala, quarta maior cidade da Suécia, depois de ter visto um homem jogar um coquetel molotov contra a mesquita às 04H30 GMT (02H30 horário de Brasília).

Este ataque acontece três dias depois de um incêndio, supostamente criminoso, na mesquita de Eslov (sul), sem consequências graves. No dia de Natal, cinco pessoas ficaram feridas no incêndio de uma mesquita em um edifício de Eskilstuna (centro).

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, condenou o ato, que classificou como "uma violência detestável". "Nunca toleraremos este tipo de crime. As pessoas que quiserem praticar sua religião devem ter esse direito", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

Em 2014, houve dez ataques contra mesquitas na Suécia, segundo a revista antirracista Expo. Nas eleições legislativas de setembro, o partido de extrema direita, os Democratas Suecos (DS), se converteu na terceira força política após atacar a política de imigração do governo de esquerdas, que considera muito generosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação