Mundo

Brasileiro ganhador do Nobel da matemática recebe Legião de Honra na França

O brasileiro Artur Ávila, 35, também já ganhou a medalha Fields 2014, a recompensa mais prestigiada no campo da matemática

Agência France-Presse
postado em 01/01/2015 19:15
O brasileiro naturalizado francês Artur Ávila, a enfermeira francesa da Médicos sem Fronteiras que sobreviveu ao ebola, o escritor Patrick Modiano e o economista Thomas Piketty figuram na promoção da Legião de Honra de 1; de janeiro, publicada no Diário Oficial francês. Esta promoção civil conta com 691 condecorados, entre eles 571 cavaleiros, 95 oficiais, 19 comendadores, cinco grandes oficiais e um único grã-cruz, o resistente e historiador da II Guerra Mundial Jean-Louis Crémieux.

O brasileiro Artur Ávila, 35, ganhador da medalha Fields 2014, a recompensa mais prestigiada no campo da matemática, foi nomeado cavaleiro a título excepcional, já que sua idade não lhe permite cumprir o critério de 20 anos de atividade exigidos para receber esta condecoração. Também foi o caso da voluntária da MSF, 29 anos, que recebeu a a condecoração a título excepcional, explicou a Grande Chancelaria da Legião de Honra.

[SAIBAMAIS]Infectada pelo vírus ebola durante sua missão na Libéria e repatriada em 19 de setembro à França, a jovem recebeu alta no início de outubro. Vários franceses que receberam o reconhecimento internacional neste ano figuram na promoção de ano-novo, como o prêmio Nobel de Literatura Patrick Modiano, que foi promovido oficial, assim como Jean Tirole, prêmio Nobel de Economia em 2014.

Já o economista Thomas Piketty, cujo livro "O capital no século XXI" vendeu 1,5 milhão de exemplares, foi nomeado cavaleiro. Piketty, no entanto, reagiu nesta quinta-feira afirmando que "rejeita sua designação" para receber a Legião de Honra.

"Acabo de saber que haviam proposto meu nome para a Legião de Honra. Rejeito esta designação, já que não acredito que seja papel do governo decidir quem é honorável", declarou Piketty, antes de acrescentar que "valeria mais que se consagrasse a recuperação do crescimento na França e na Europa".

Leia mais notícias em Mundo

A secretária de Estado de Ensino Superior e Pesquisa, Genevi;ve Fioraso, disse à AFP ter tomado conhecimento da decisão de Piketty, e destacou a "excelência do trabalho" do economista. "Ele tinha a liberdade de aceitar ou não a distinção, e decidiu recusá-la." Para rejeitar a Legião de Honra francesa, basta não comparecer à cerimônia de entrega da mesma. Entre as pessoas que não aceitaram a condecoração estão a atriz Brigitte Bardot, a cientista Marie Curie e os escritores Albert Camus e Jean-Paul Sartre.

Premiados em algumas de suas categorias são Pierre Bergé, presidente do conselho de vigilância do jornal "Le Monde", a diretora de cinema Nina Campaneez, o jornalista Robert Namias e a escritora Julia Kristeva, assim como o ex-ministro da Cultura francês Jack Lang, a atriz Mimie Mathy e o guitarrista Chico Bouchikhi, fundador do Gipsy Kings, ou, ainda, o grafiteiro americano JonOne.

Em 2014, 1.926 pessoas receberam a título civil, e 965 a título militar, a Legião de Honra nas promoções de Semana Santa, 14 de Julho e 1; de Janeiro. Fundada por Napoleão Bonaparte em 1802, a Legião de Honra é a máxima distinção nacional francesa, que atualmente conta com 92.000 membros recompensados por seus méritos a serviço da França, a título civil ou militar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação