Um estuprador condenado há 30 anos, que pediu autorização para morrer por motivos psicológicos, será eutanasiado na Bélgica no próximo 11 de janeiro - anunciou neste sábado o jornal De Morgen.
[SAIBAMAIS]O jornal afirma que Frank Van Den Bleeken, que passou os últimos trinta anos na prisão após múltiplas condenações por estupro e assassinato, receberá a eutanásia numa prisão de Bruges, noroeste do país. "A eutanásia será aplicada", declarou uma porta-voz do ministério da Justiça ao jornal flamengo, que divulgou a data de 11 de janeiro. "Chegou a hora".
Van Den Bleeken pede há anos que o Estado o ajude a morrer, alegando "insuportável" sofrimento psicológico - segundo os termos usados por seu advogado, Jos Vander Velpen. Seu pedido foi aceito em setembro do ano passado.
A Bélgica legalizou a eutanásia em alguns casos em 2002, tornando-se o segundo país implementar a prática após a Holanda. Em 2013, os belgas registraram um recorde de 1.807 casos de morte voluntária.
Leia mais notícias em Mundo
Para que a autorização seja dada, é preciso que o paciente esteja em suas plenas faculdades mentais, consciente, e tenha formulado um pedido "de forma voluntária, refletida e ensaiada".
Van Den Bleeken, que se considera uma ameaça à sociedade, recusou sua liberdade antecipada, mas considerava suas condições de cárcere desumanas, segundo entrevista concedida a um veículo belga.