Mundo

Grupo Boko Haram ataca base militar e aldeias no Nordeste da Nigéria

Conflitos acabaram provocando a fuga de centenas de habitantes em direção ao Chade

postado em 05/01/2015 09:29
O grupo islâmico nigeriano Boko Haram passou a controlar, desde sábado (3/1), uma base militar e várias áreas vizinhas no Nordeste da Nigéria, ao longo das margens do Lago Chade, segundo testemunhas nesse domingo (4/1). Os combatentes do Boko Haram atacaram as aldeias de pescadores de Kuayen Kuros, Mile 3, Mile 4, Doron-Baga e Bundaram, assim como s cidade de Baga, provocando a fuga de centenas de habitantes em direção ao Chade, segundo as testemunhas.

[SAIBAMAIS]Perto de Baga, os militantes do grupo islâmico tomaram o controle de uma base militar, depois de várias horas de combates, dizem os moradores. Na base militar estão militares da Nigéria e do Chade, na coordenação regional da luta contra o Boko Haram e ainda não era conhecida qualquer informação oficial acerca da presença de soldados na base durante o ataque. Entretanto, segundo o morador de Baga, Lawan Ajukalumbu, que fugiu, várias pessoas foram mortas, diversas lojas e casas queimadas durante o ataque, que se prolongou por cerca de sete horas.



Membros do Boko Haram raptaram 40 jovens de uma aldeia em Malari, no estado de Borno, no Nordeste da Nigéria. Embora o rapto tenha ocorrido na véspera do Ano Novo, a notícia se tornou pública no sábado (2/1), depois que um grupo de aldeãos em fuga chegou à capital do estado, Maiduguri, pedindo ajuda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação