Mundo

Incêndios atingem região sul da Austrália e preocupam autoridades

Cerca de 29 pessoas, em sua maioria bombeiros, sofreram ferimentos leves desde o início do incêndio

Agência France-Presse
postado em 05/01/2015 14:06
Adelaide- Os bombeiros lutavam nesta segunda-feira (5/1) para controlar o violento incêndio que devasta uma zona do estado da Austrália do Sul, antes que as condições meteorológicas piorem, indicaram as autoridades.

[SAIBAMAIS]Ao menos dez casas ficaram destruídas neste incêndio, que começou na sexta-feira (2/1) em Sampson Flat, nos montes Lofty Ranges, uma cadeia montanhosa a leste de Adelaida. Cerca de 13.000 hectares foram arrasados nesta zona, e muitas casas estão ameaçadas pelo fogo, segundo o corpo de bombeiros e as equipes de socorro do Estado.

As temperaturas caíram desde domingo (4/1) e os ventos, fator determinante para agravar os incêndios, diminuíram, uma situação que deve permanecer até terça-feira (6/1). Depois, a partir de quarta-feira estão previstas temperaturas elevadas novamente, de 38; centígrados.

O primeiro-ministro da Austrália meridional, Jay Weatherhill, ressaltou que é preciso aproveitar esta trégua do clima para avançar na luta contra a tragédia. "Está longe de ter terminado", disse à Australian Broadcasting Corporation.

"Estamos envolvidos em uma corrida contra o relógio para controlar o quanto antes este incêndio, antes que volte a fazer mais calor e o vento sopre mais forte", declarou. Duas casas ficaram destruídas e outras vinte podem ter tido o mesmo destino, acrescentou.



Os serviços de auxílio esperam poder aproveitar esta segunda-feira para combater o incêndio por via aérea. Adelaide Hills é uma região famosa por sua produção vinícola e na qual vivem 40.000 pessoas. Centenas de bombeiros dos estados vizinhos de Victoria e Nova Gales do Sul se uniram aos seus colegas desde domingo, alcançando 800 efetivos no total.

Cerca de 29 pessoas, em sua maioria bombeiros, sofreram ferimentos leves desde o início do incêndio, informou a polícia.

Em 1983, os violentos incêndios deixaram mais de 70 mortos nas regiões da Austrália do Sul e Victoria depois de destruir milhares de casas, e em fevereiro de 2009 um sábado negro deixou 173 vítimas fatais em Victoria e destruiu mais de 2.000 casas. As queimadas são muito frequentes na Austrália durante o verão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação