Lviv- Um habitante de Belém e morador da localidade ucraniana de Leópolis decidiu transformar um ator fantasiado de Vladimir Putin em Herodes, personagem bíblica responsável pela Matança dos Inocentes.
O ator, usando uma máscara de Putin e uma coroa, foi o protagonista de uma encenação realizada em um setor de restaurantes neste reduto nacionalista ucraniano, um país ortodoxo onde o Natal é celebrado, segundo o calendário juliano, no dia 7 de janeiro.
Durante o espetáculo, o "Rei Putin" tenta roubar o menino Jesus da Virgem Maria, mas dois jovens atores, usando roupa camuflada como soldados ucranianos, o impedem.
A porta-voz dos organizadores afirmou à AFP que Putin "simboliza a desgraça que assolou nossa terra" por causa do conflito armado no leste separatista pró-russo, que causou mais de 4.700 mortos desde seu início, em abril.
A representação costuma atrair a atenção de centenas de pessoas, entre elas vários turistas, que viajam para participar das festividades do Natal ortodoxo.
Em Donetsk, um reduto separatista no leste do país, a Igreja ortodoxa ucraniana, submetida ao Patriarcado de Moscou, anunciou a supressão das missas noturnas de Natal por causa do toque de recolher decretado pelas autoridades separatistas.