Mundo

Guia supremo iraniano tem dúvidas sobre possível acordo com potências

As grandes potências exigem que o Irã reduza sua capacidade nuclear para evitar que um dia seja capaz de produzir a bomba atômica

Agência France-Presse
postado em 07/01/2015 14:17
Teerã- O guia supremo iraniano, Ali Khamenei, expressou nesta quarta-feira (7/1) suas dúvidas sobre a possível conclusão com as grandes potências de um acordo relacionado ao programa nuclear de Teerã que possibilite a suspensão das sanções ocidentais.

"Os Estados Unidos dizem com prepotência que se o Irã ceder no tema nuclear, não levantarão as sanções de uma vez só. Nestas condições, é possível confiar no inimigo?", perguntou Khamenei durante um discurso em Teerã.

"É preciso tirar das mãos do inimigo a arma das sanções" contra o Irã, acrescentou, convocando o governo a "agir para que, mesmo que o inimigo não levante as sanções, não se atente contra o progresso e o bem-estar da população". Para Khamenei, é preciso "terminar com a dependência (do Irã) das receitas do petróleo".

O Irã e o grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia) pretendem alcançar um pacto sobre o programa nuclear iraniano até julho de 2015, o que colocaria fim a mais de uma década de crise diplomática.



As grandes potências exigem que o Irã reduza sua capacidade nuclear para evitar que um dia seja capaz de produzir a bomba atômica, enquanto Teerã reivindica seu direito de ter tecnologia nuclear civil e exige o fim das sanções econômicas ocidentais.

Em novembro de 2013 foi assinado um acordo provisório histórico no qual as duas partes cederam a algumas das demandas da outra parte, mas as divergências entre o Irã e o 5%2b1 ainda são consideráveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação