Mundo

Internautas superfaturam preço da Charlie Hebdo após ataque em Paris

Revista de setembro de 2012 é 571 vezes mais cara do que o preço original

postado em 08/01/2015 13:30
Edições da revista francesa Charlie Hebdo saíram das gavetas e foram parar nos principais sites de vendas do mundo. Após o ataque terrorista em Paris, que deixou 12 mortos nessa quarta-feira (7/1), algumas publicações que custavam cerca de R$ 7 (2,50 euros) passaram a valer R$ 4 mil na web.



A revista anunciada no site é de 19 de setembro de 2012. A capa traz Maomé sentado em uma cadeira de rodas, acompanhado por um judeu. No balão de fala relacionado a ambos os personagens, a frase ;Ne faut pas se moquer; (É proibído zombar). No topo da imagem, o título ;Intouchables 2; (Intocáveis 2), em referência ao filme de Eric Toledano e Olivier Nakache. O longa francês alcançou recorde de bilheteria no país e conta a história de um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico e recebe os cuidados de um rapaz problemático.

Revista de setembro de 2012 é 571 vezes mais cara do que o preço original

Outra edição polêmica que traz uma charge de Maomé falando "100 chicotadas se você não morrer de rir", publicada em 2011, no dia em que a sede da revista foi incendiada, é anunciada por US$ 499 o equivalente a R$ 1,3 mil. No site de vendas, os vendedores informam que as publicações são novas e raras. Os anunciantes são da França, Alemanha e Rússia.

Revista de setembro de 2012 é 571 vezes mais cara do que o preço original

Um pequeno papel com o desenho do editor-chefe da Charlie Hebdo, Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, pode ser comprado por pouco mais de R$ 500. Na página da web, o vendedor ressaltou que o jornalista foi assassinado ontem em um ataque terrorista.

Revista de setembro de 2012 é 571 vezes mais cara do que o preço original

Em um leilão promovido nesta quinta-feira (8/1), o último número da revista chegou a receber um lance de R$ 3.200. Até a homenagem que o consagrado artista de rua britânico Banksy fez aos colegas de Paris foi parar em uma camiseta, comercializada a R$ 63.

Revista de setembro de 2012 é 571 vezes mais cara do que o preço original

Outros artigos em referência ao ataque também já são vendidos na web, a preços salgados. Os produtos vão desde chaveiros e pingentes a fronhas para almofadas. Um adesivo para carro chega a custar R$ 219.

Revista de setembro de 2012 é 571 vezes mais cara do que o preço original

Revista de setembro de 2012 é 571 vezes mais cara do que o preço original

1 milhão de cópias
A próxima edição da revista Charlie Hebdo será publicada na quarta-feira (14/1). Patrick Pelloux, um dos cronistas, fez o anúncio: "Vamos seguir, decidimos voltar a sair na próxima semana. Estamos todos de acordo. Vamos fazer em casa". Geralmente, a revista sai com 60 mil exemplares, mas desta vez estarão disponíveis 1 milhão de cópias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação