Agência France-Presse
postado em 08/01/2015 20:59
Em sua passagem pelo Canadá e algumas cidades dos Estados Unidos, uma tempestade ártica forçou o fechamento de escolas, o cancelamento de voos, deixou pelo menos quatro mortos e provocou, inclusive, um tremor de terra."Que diabos foi isso?", gritou uma mulher, sobressaltada, em frente a uma grande fenda provocada por um "terremoto gelado" em Ottawa, na noite de quarta-feira. Os terremotos gelados - ou criosismos - ocorrem quando a umidade do solo congela e se parte devido ao frio extremo.
O Laboratório do Clima da Universidade de Toronto rastreou dezenas de eventos deste tipo, principalmente nas regiões de Ottawa e Montreal, mas também em alguns locais dos Estados Unidos. As temperaturas caíram até 40 graus Celsius negativos nesta quinta-feira. O frio é considerado perigoso a este nível, congelando a pele exposta em questão de minutos.
Autoridades nos dois países pediram às pessoas que permaneçam em casa e que evitem viajar ao exterior a menos que seja absolutamente necessário. Os donos de animais de estimação também foram advertidos a não deixar os bichinhos saírem de casa.
A recomendação para aqueles que queiram se aventurar a sair é fazê-lo vestindo várias camadas de roupa, que cubram a pele totalmente, se manter secos, buscar abrigos e não ingerir álcool porque dá uma falsa sensação de calor. As temperaturas caíram no começo da semana e a previsão meteorológica é de que o frio intenso continue pelo menos até o sábado.
Em Ottawa, a maioria dos funcionários de governo permaneceram em casa depois que as temperaturas desabaram à noite, após vários dias de nevascas e chuva congelada.
O gelo nas ruas fez com que os carros patinassem até o meio-fio e equipes de trabalho permanecem em serviço todo o dia retirando, com pouco sucesso, a neve das estradas. Centenas de voos foram adiados ou cancelados nos principais aeroportos ao longo desta semana. Abrigos para moradores de rua da maioria das cidades canadenses estão cheios e centenas de escolas foram fechadas.
As baixas temperaturas, a neve e a chuva gelada foram registradas até o sul de Louisiana, Mississippi e Flórida, em território americano. Em algumas regiões ao sul e a oeste dos Estados Unidos caíram até 30 centímetros de neve.
O frio extremo também causou uma batida que envolveu 18 carros em uma rodovia da Pensilvânia, deixando dois mortos e dezenas de feridos. Em Toronto, os bondes ficaram parados nos trilhos, depois que freios e portas congelados.