Mundo

Marcha em Paris deve reunir um milhão de pessoas e diversas personalidades

Para garantir a segurança de todos os participantes, a cidade vai contar com o reforço de 2,2 mil policiais

postado em 10/01/2015 23:20
Neste sábado (10/1), uma marcha silenciosa uniu 23 mil pessoas na orla de Nice

A marcha parisiense marcada para este domingo (11/1) deve reunir um milhão de pessoas na capital francesa e terá presença de políticos e . Para garantir a segurança de todos os participantes, a cidade vai contar com o reforço de 2,2 mil policiais.

Esta será uma das maiores manifestações dos últimos anos na capital. Ela foi convocada após o assassinato de 12 jornalistas e cartunistas da publicação Charlie Hebdo, na última quarta-feira (7/1), para afirmar o repúdio ao terrorismo e a defesa dos valores republicanos, como a liberdade de expressão e opinião.

Leia mais notícias em Mundo


Entre as personalidades internacionais, já confirmaram presença a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico David Cameron, os chefes de governo espanhol Mariano Rajoy, e italiano, Matteo Renzi, o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, o presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz e o presidente do Conselho Europeu Donald Tusk. A África será representada, entre outros, pelo presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Ke;ta, pelo gabonês Ali Bongo e pelo nigeriano Mahamadou Issoufou. A presidente Dilma Rousseff será representada pelo embaixador do Brasil na França, José Bustani.

[SAIBAMAIS]Segundo o jornal francês Le Figaro, devem ter ainda 150 policiais à paisana e 56 pessoas para fazer a escolta destas personalidades.

Também estarão na marcha organizações de direitos humanos e contra o racismo, a ONG Repórteres sem Fronteiras, organização Inter-LGBT, e autoridades religiosas francesas, judaicas, cristãs e muçulmanas.

Com informações da France Presse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação