Mundo

Iraque critica demora da coalizão internacional para apoiar exército

Durante visita oficial ao Egito, o primeiro-ministro Haidar al-Abadi disse ter conversado com o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, sobre as "propostas" iraquianas para uma solução pacífica do conflito na Síria

Agência France-Presse
postado em 11/01/2015 21:50
O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, denunciou neste domingo a "lentidão" do apoio militar a seu Exército, por parte da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, na luta contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

Leia mais notícias em Mundo


Para combater o grupo, que assumiu o controle de amplas faixas de território no Iraque e na Síria no ano passado, as autoridades iraquianas contam com o apoio da coalizão internacional, que bombardeia posições do EI em ambos os países e dá suporte militar ao Exército iraquiano. "A coalizão internacional é muito lenta em sua ajuda e na formação do Exército iraquiano", lamentou o premiê, em declarações no Cairo, durante encontro com um grupo de jornalistas. Al-Abadi comentou, porém, que "durante as últimas duas semanas, acelerou-se".

Durante sua visita oficial ao Egito, o primeiro-ministro disse ter conversado com o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, sobre as "propostas" iraquianas para uma solução pacífica do conflito na Síria. Entre elas, está a criação de uma "administração conjunta entre o governo e a oposição durante um período de transição", após a retomada do território das mãos do EI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação