Mundo

Mentor de terroristas responsáveis por ataques na França é enfermeiro

Os registros da unidade de saúde mostram que o emir não estava trabalhando no dia do ataque à Charlie Hebdo

postado em 12/01/2015 08:16

Chérif deixou de ser monitorado de perto em 2010 pelas unidades antiterrorismo francesas

As mortes da semana passada na França fizeram com que o país começasse a passar a limpo a forma como enfrenta a ameaça do terrorismo. Ao rever os passos dos três terroristas mortos, a imprensa e as autoridades se deparam a cada dia com fatos surpreendentes.

[SAIBAMAIS]O mais recente deles, noticiado pela mídia europeia, é a de que o mentor espiritual dos irmãos franceses Chérif e Said Kouachi, que mataram 12 pessoas na sede da revista Charlie Hebdo, trabalha como enfermeiro no hospital para onde os feridos dos ataques foram levados. O ;emir; Farid Benyettou é, desde dezembro, estagiário na Unidade de Acidentes e Emergência do Hospital Pitié-Salpêtri;re.

Os irmãos Kouachi seguiram cursos religiosos ministrados por Benyettou em casas particulares e mesquitas de Stalingrad, um bairro popular do nordeste de Paris. Os registros da unidade de saúde mostram que o emir não estava trabalhando no dia do ataque à Charlie Hebdo. ;É impossível imaginar que esse homem ; que todos dizem ser um dos principais mentores dos irmãos Kouachi ; pudesse ter atendido as vítimas de seus ex-protegidos;, um médico do hospital disse ao jornal Le Parisien.

Outra revelação que chamou a atenção do público francês foi a de que Chérif deixou de ser monitorado de perto em 2010 pelas unidades antiterrorismo francesas por ser considerado ;de baixo perfil; de ameaça.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação