Mundo

Maduro agradece 'paciência' dos venezuelanos perante escassez de produtos

'Agradeço ao povo toda a consciência, paciência e colaboração', disse o presidente

postado em 12/01/2015 09:21
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu nesta segunda-feira (12/1) aos venezuelanos a "paciência" que têm tido perante a escassez de produtos no país, situação que atribui a uma "emboscada" opositora da qual foi vítima no começo do ano.

"Agradeço ao povo toda a consciência, paciência e colaboração. Aí estão o governo, as Forças Armadas e as forças policiais acompanhando o povo quando a oligarquia parasitária nos fez uma emboscada", disse. Em discurso na Arábia Saudita, transmitido pelo canal estatal venezuelano de televisão, o presidente frisou que seu governo está "respondendo" para garantir o direito do povo venezuelano "à alimentação e à paz, que é o mais importante".

"Tudo isso deve servir de reflexão para o povo e para todo o país, para as grandes tarefas do renascimento econômico do ano de 2015. É uma tarefa de todos, não apenas de um [só] homem, nem sequer de um governo, é uma tarefa de uma Venezuela inteira", destacou. Por outro lado, Maduro chamou os venezuelanos à "união para o trabalho, a produtividade e a paz", pedindo que eles deem "lições diárias de consciência, com o trabalho", aos opositores do seu governo.

Na Venezuela, são cada vez mais frequentes as queixas dos cidadãos perante dificuldades para conseguir, no mercado local, alguns produtos essenciais como detergente, açúcar, leite em pó, óleo vegetal, café, farinha de milho pré-cozida, papel higiênico ou fraldas descartáveis.



Nos últimos dias, multiplicaram-se significativamente as já tradicionais filas de clientes à porta de supermercados para comprar produtos que escasseiam e que, muitas vezes, nem chegam a ser colocados à venda nas prateleiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação