Mundo

Chanceleres se reúnem em Berlim para discutir crise na Ucrânia

A cúpula do dia 15 é decisiva para a Rússia, que quer que sejam levantadas ou ao menos aliviadas as sanções ocidentais impostas por seu envolvimento no conflito no leste ucraniano

Agência France-Presse
postado em 12/01/2015 10:36
Os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia, Rússia, França e Alemanha se reúnem esta segunda-feira, em Berlim, para tentar salvar a cúpula sobre o conflito ucraniano anunciada para o dia 15 de janeiro no Cazaquistão.

O presidente francês, François Hollande, conversou rapidamente no domingo, no palácio do Eliseu, com a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente ucraniano Petro Poroshenko sobre a crise ucraniana.

[SAIBAMAIS]

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, também esteve presente na homenagem às vítimas dos atentados de Paris, mas não participou desta reunião trilateral, que durou cerca de 15 minutos.

A cúpula do dia 15 é decisiva para a Rússia, que quer que sejam levantadas ou ao menos aliviadas as sanções ocidentais impostas por seu envolvimento no conflito no leste ucraniano, e também para a Ucrânia, que não tem meios militares para recuperar o controle da bacia mineradora de Donbas, em mãos dos separatistas.



No terreno, a situação piora pouco a pouco com novas agressões, apesar da nova trégua acertada em 9 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação