Mundo

Número de franceses aspirantes à Jihad na Síria ou no Iraque chega a 1.400

A quantidade de franceses ou de pessoas residentes na França envolvidos em círculos jihadistas duplicou desde o ano passado

Agência France-Presse
postado em 12/01/2015 11:17
Um total de 1.400 franceses ou estrangeiros residentes na França já partiram ou são candidatos potenciais a viajar para combater ou se formar na jihad na Síria e no Iraque, segundo o governo francês.

"Há 1.400 indivíduos envolvidos nas partidas pela jihad para o terrorismo, na Síria e no Iraque", disse o ministro do Interior, Manuel Valls.

Os números revelados por Valls representam um novo aumento em relação às estimativas fornecidas há algumas semanas pelo governo francês, que mencionava 1.200 jihadistas ou aspirantes e 60 mortos.

"E isso representa um grande aumento: havia trinta quando me tornei ministro do Interior (em meados de 2012), e são 1.400 atualmente", insistiu Valls.



A quantidade de franceses ou de pessoas residentes na França envolvidos em círculos jihadistas duplicou desde o ano passado, segundo as autoridades, que garantem ter desmantelado recentemente 13 canais de envio de candidatos à jihad no Iraque ou na Síria.

Junto com a Bélgica, a França está na primeira fila entre os países ocidentais em matéria de quantidade de voluntários que já se somaram às fileiras do Estado Islâmico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação