Mundo

Imprensa mundial elogia a histórica marcha em 'Paris, capital da liberdade'

Jornais descrevem os momentos mais impactantes da marcha de domingo em Paris

Agência France-Presse
postado em 12/01/2015 14:11
Paris, França - "Histórica", "inesquecível", de Londres a Argel, de Madri a Tel Aviv, a imprensa mundial saudou nesta segunda-feira a demonstração de solidariedade e unidade dos franceses após os atentados jihadistas que abalaram o país na semana passada, apesar de algumas notas dissonantes em países muçulmanos.

"Um cortejo fúnebre como nunca antes" (Frankfurter Allgemeine Zeitung), "dia histórico" (Financial Times) ou simplesmente "magnífico" (Daily Mirror), todos os jornais europeus dedicavam sua primeira página à maré humana que invadiu Paris e as grandes cidades francesas no domingo.

Leia mais notícias em Mundo

Uma imagem impactou especialmente os meios de comunicação alemães: "Um gesto para a eternidade: Angela Merkel se volta com os olhos fechados na direção de François Hollande, em uma tristeza cheia de compaixão", descreve o jornal popular Bild. Um instante que "mostra o que a Alemanha sente quando a França tem medo", acrescenta.

No Reino Unido, o sensacionalista The Sun, geralmente disposto a criticar seus vizinhos, proclama em francês: "Eu sou 4 milhões". "O povo da França demonstrou no domingo um espírito de unidade e uma força inesquecível em resposta à mortífera violência", escreveu o Financial Times em seu editorial.

Espanha e Itália coincidiram em suas manchetes: "Unidos pela liberdade" (El País), "Paris, capital da liberdade" (El Mundo e La Stampa), "A revolta de Paris: ;Liberdade;" (La Repubblica).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação