Mundo

Foto de protesto em Paris é comparada à tela icônica de revolução francesa

A imagem, cuja semelhança com a pintura "Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix, é notável, foi compartilhada por milhares de pessoas

postado em 12/01/2015 15:27
O quadro Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix
Um clique do fotógrafo Martin Argyroglo teve repercussão neste domingo (11/1), após as manifestações contra o terror na Praça da República, em Paris. A imagem, cuja semelhança com a pintura Liberdade Guiando o Povo, de Eug;ne Delacroix, é notável, foi compartilhada por milhares de usuários do Twitter.

Muitas vezes associada à Revolução Francesa, na verdade a tela foi pintada em comemoração à Revolução de Julho de 1830 ; também conhecida como Revolução dos Três Dias Gloriosos ;, que derrubou Carlos X e deu origem às revoluções liberais que se alastraram pela Europa.

A imagem, cuja semelhança com a pintura

No domingo, para expurgar com lágrimas e sorrisos uma semana de violência ensandecida, uma maré humana se manifestou nas ruas de uma Paris em estado de sítio, marchando com Hollande e meia centena de líderes estrangeiros.

Ao menos 3,7 milhões de manifestantes em toda a França, de 1,2 a 1,6 milhão em Paris, segundo o Ministério do Interior, se manifestaram após os ataques jihadistas que na semana passada deixaram 17 mortos nos atentados contra a Charlie Hebdo e contra um supermercado kosher.

Leia mais notícias em Mundo

A marcha estava concebida inicialmente como uma homenagem às vítimas dos três jihadistas proclamados, entre eles os irreverentes cartunistas da revista Charlie Hebdo mortos na quarta-feira, uma jovem agente municipal e quatro judeus mortos na sexta-feira no supermercado.

Mas acabou sendo algo inédito por sua dimensão planetária e pela imagem assombrosa de líderes estrangeiros caminhando de braços dados por algumas centenas de metros: François Hollande ao lado do presidente malinês, Ibrahim Boubakar Keita, e da chanceler alemã Angela Merkel; o presidente palestino, Mahmud Abbas, a alguns metros do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o britânico David Cameron, o rei da Jordânia, o italiano Matteo Renzi, o espanhol Mariano Rajoy.

Com informações da AFP

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação