Mundo

Maduro busca consenso para estabilização dos preços do petróleo

O venezuelano visitou vários países petroleiros o aliados políticos como China, Irã e Arábia Saudita para tentar conter os preços

Agência France-Presse
postado em 12/01/2015 16:13
Caracas, Venezuela - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em viagem ao Oriente Médio, reiterou nesta segunda-feira no Catar a sua intenção de buscar consenso dentro e fora da Opep a fim de conseguir a estabilidade dos preços do petróleo.

"Continuamos construindo os critérios do novo consenso, da nova etapa do mercado petroleiro para estabilizá-lo por vários anos", disse Maduro à televisão estatal venezuelana VTV após se reunir com o emir do Catar Tamim bin Hamad Al Thani.

Leia mais notícias em Mundo

O venezuelano visitou vários países petroleiros o aliados políticos como China, Irã e Arábia Saudita, em uma nova tentativa de conter a queda dos preços do petróleo, que no caso do produto venezuelano é cotado a 42,44 dólares.

Segundo o mandatário, é preciso buscar "preços justos que ajudem a economia mundial a se movimentar mas também que contribuam para o desenvolvimentos dos países da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo)".

Maduro afirmou que há "bons acordos" com Irã e Arábia Saudita, incluindo uma "posição comum" com o reino saudita para o consenso entre os produtores de petróleo "de dentro e de fora da Opep" em uma possível rodada de negociações.

O presidente que continuará seu périplo pela Argélia, outro país da Opep.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação