Agência France-Presse
postado em 13/01/2015 00:05
Pangkalan Bun, Indonésia - As duas caixas pretas do avião da AirAsia que caiu no Mar de Java no dia 28 de dezembro, com 162 pessoas a bordo, já estão em poder dos investigadores, anunciou nesta terça-feira um oficial indonésio. Com a análise dos materiais, eles devem conseguir dar uma resposta definitiva sobre o que ocasionou a queda da aeronave. Até o momento, 48 corpos foram recuperados.
[SAIBAMAIS]"O CVR (Cockpit Voice Recorder) foi encontrado e retirado do fundo do mar", declarou um responsável pelas buscas que pediu para não ser identificado. A caixa preta com os dados de voo já havia sido resgatada na segunda-feira. A caixa preta com as comunicações da cabine de comando já se encontra a bordo do navio indonésio KRI Banda Aceh, precisou o oficial.
No domingo, o ministério dos Transportes anunciou a descoberta das caixas-pretas por parte dos mergulhadores da Marinha. As caixas-pretas com as gravações cruciais do voo QZ8501 da AirAsia estavam a uma profundidade de 30 a 32 metros.
Segundo a Agência Meteorológica indonésia, foi uma forte tempestade que ocasionou a queda do A320-200 durante seu voo entre a cidade indonésia de Surabaya e Cingapura, mas a resposta definitiva só poderá ser dada após as análises.