Mundo

Putin não irá à cerimônia pelo 70º aniversário da libertação de Auschwitz

Anúncio foi feito pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov

Agência France-Presse
postado em 13/01/2015 11:57
Anúncio foi feito pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov
Moscou, Rússia -
O presidente russo, Vladimir Putin, não viajará à Polônia para as cerimônias do 70; aniversário da libertação do campo de concentração nazista de Auschwitz no fim de janeiro, anunciou nesta terça-feira (13/1) o Kremlin. Uma viagem à Polônia "não figura na agenda do presidente russo", declarou à AFP o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Em relação à cerimônia organizada pelo Congresso Judeu Europeu nos dias 26 e 27 de janeiro em Praga e Terezin, Putin "recebeu o convite, mas ainda não tomou sua decisão", informou.



No fim de dezembro, a Federação de Comunidades Judaicas da República Tcheca anunciou que se opunha a uma possível visita do presidente russo, convidado por seu colega tcheco Milos Zeman.

A federação afirmou, entre outras coisas, que o regime do presidente Putin "não respeita os acordos internacionais" e "deu mostras de agressividade no exterior", enquanto o Ocidente acusa a Rússia de apoiar militarmente os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia, algo que Moscou desmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação