Mundo

Livrarias belgas recebem ameaças caso distribuam Chalie Hebdo

Segundo o jornal La Derniere Heure, que revelou essas informações, o autor das cartas ameaça 'retaliar contra vocês e seus negócios'

Agência France-Presse
postado em 14/01/2015 17:01
Bruxelas- Quatro livrarias de Bruxelas receberam cartas de ameaça caso vendam a última edição da revista satírica Charlie Hebdo, cuja distribuição começará na quinta-feira (15/1) na Bélgica, indicaram autoridades locais.

[SAIBAMAIS]"O Ministério Público de Bruxelas leva muito a sério o envio destas quatro cartas e mobilizará todos os meios técnicos a sua disposição para encontrar o autor", declarou um porta-voz do MP de Bruxelas, Laurens Dumont, citado pela agência Belga.

Segundo o jornal La Derniere Heure, que revelou essas informações, o autor das cartas ameaça "retaliar contra vocês e seus negócios" e aconselha "não distribuir as caricaturas do nosso amado Maomé (...) através do semanário ignóbil que é Charlie Hebdo".

De acordo com as câmeras de segurança de uma das livrarias, a carta foi depositada na terça-feira às 23h45 hora local (20h45 de Brasília), segundo o jornal. "Nós levamos estas ameaças a sério", reagiu Herve Doyen, prefeito de Jette, o distrito norte de Bruxelas onde estão localizadas as quatro livrarias. "Estes estabelecimentos estarão sob vigilância amanhã e nos próximos dias", acrescentou.



Os ataques em Paris provocaram forte comoção na Bélgica e o interesse pela nova edição do Charlie Hebdo ameaça superar amplamente as 30.000 cópias que serão colocadas à venda na quinta e sexta-feira no país, de acordo com a associação Prodipresse. "Normalmente, cerca de 2.000 exemplares são distribuídos a cada semana em 750 pontos de venda na Bélgica", confirmou a distribuidora AMP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação