Mundo

Atentado suicida na Nigéria deixa cinco mortos e onze feridos

Os feridos, levados para um dos hospitais da cidade, foram atendidos por voluntários e enfermeiras, já que os médicos estão em greve

Agência France-Presse
postado em 16/01/2015 21:56
Ao menos cinco pessoas morreram e onze ficaram feridas em um atentado suicida realizado nesta sexta-feira contra um mercado de Gombe, no nordeste da Nigéria, declarou um responsável dos serviços de emergência à AFP.

Segundo várias testemunhas, um suicida acionou os explosivos às 18H25 GMT (16H25 Brasília) no bairro do grande mercado de Kasuwar Arawa, nas proximidades da universidade estatal.

"Trata-se de um atentado suicida", declarou Said Ahmed Minin, chefe de operações dos serviços de emergência nigerianos em Gombe, capital do estado de mesmo nome. "Seis pessoas morreram, entre elas o suicida, e onze ficaram feridas".

O atentado não foi reivindicado, mas a cidade de Gombe tem sido palco de vários ataques suicidas contra pontos de ônibus e instalações militares.

Os feridos, levados para um dos hospitais da cidade, foram atendidos por voluntários e enfermeiras, já que os médicos estão em greve.

"O suicida se colocou entre a multidão" no mercado e "explodiu", disse Idris Babandada, um motorista de moto-taxi que faz ponto nas imediações do mercado.

O grupo islâmico nigeriano Boko Haram assumiu o controle de cerca de 20 cidades nos últimos meses no nordeste da Nigéria, onde planeja criar um "califado".

A revolta do Boko Haram e a reação do Exército nigeriano já deixaram mais de 13 mil mortos e 1,5 milhão de refugiados desde 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação