Mundo

Manifestantes apoiam exército que é contrário ao grupo jihadista Boko Haram

Os soldados se preparam para intervir no Camarões e na Nigéria

Agência France-Presse
postado em 17/01/2015 10:53
Dezenas de milhares de pessoas participaram neste sábado em Yamena de uma manifestação em apoio ao exército do Chade que se prepara para intervir no Camarões e na Nigéria contra o grupo jihadista Boko Haram, constatou a AFP.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Os manifestantes, entre eles o primeiro-ministro Kalzeubé Pahimi Deubet, percorreram 5 km no centro da capital com bandeiras nacionais e gritando em francês e em árabe lemas como: "Vamos expulsar de nosso território as forças do mal".

"Fornecemos nosso apoio ao exército. O povo chadiano apoia os irmãos camaroneses e nigerianos no combate ao terrorismo. Todos em apoio ao presidente Déby e às forças de defesa e de segurança para superar os desafios de paz e de segurança na África", dizia um cartaz.

O primeiro-ministro "convocou os chadianos a permanecer unido em apoio ao exército pela paz e estabilidade na África".

"A manifestação desta manhã é um sinal forte, uma advertência ao Boko Haram e, sobretudo, uma marcha de paz para proteger nossos interesses vitais, para proteger nossa economia, para proteger nossa segurança do Chade", declarou o chefe de governo, que informou sobre manifestações similares em outras regiões.

O exército chadiano se dirigiu na sexta-feira ao vizinho Camarões para combater o Boko Haram, que multiplica suas incursões a partir de suas bases do nordeste da Nigéria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação