Mundo

Polícia belga busca chefe de célula jihadista que planejava atentados

O belga de origem marroquina é considerado um "senhor da Síria"

Agência France-Presse
postado em 17/01/2015 12:41
O suposto chefe de uma célula islamita desmantelada na quinta-feira na Bélgica é um jihadista notório que viajou à Síria e que teria ordenado da Grécia ou da Turquia um atentado que não chegou a ser cometido, indicou neste sábado a imprensa belga.

"Nossos investigadores estão buscando o (...) chefe da célula jihadista", Abdelhamid Abaaound, em particular com a ajuda do FBI americano, afirma o jornal Le Derni;re Heure.

Este belga de origem marroquina que foi criado em Molenbeek, um bairro popular de Bruxelas, é considerado um "senhor da Síria", país de onde se uniu ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]Presente em vários vídeos de propaganda do EI na internet, este suspeito de 27 anos conduz em um deles um veículo que arrasta quatro cadáveres mutilados por militantes do grupo jihadista.

Embora o canal de televisão flamengo VTM afirme que foram localizadas chamadas do suspeito a partir da Grécia, o Le Derni;re Heure indica que ele pode estar atualmente na Turquia.

Ao ser interrogado pela AFP, o Ministério Público não confirmou ou desmentiu estas informações.

O Ministério Público da Bélgica havia indicado que as autoridades detiveram 13 pessoas depois de "desmantelar uma célula terrorista e seu apoio logístico" que se preparava para "matar policiais na via pública".

Uma das operações deste desmantelamento foi realizada em Verviers, uma cidade do leste da Bélgica próxima à fronteira com a Alemanha. Terminou na tarde de quinta-feira com um saldo de dois suspeitos mortos e um ferido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação