Mundo

Hollande vai homenagear a liberdade de imprensa em aniversário de agência

Também estarão presentes na ocasião o primeiro-ministro, Manuel Valls, e a ministra da Cultura e de Comunicação, Fleur Pellerin, assim como outros membros do governo

Agência France-Presse
postado em 18/01/2015 09:31
O presidente francês, François Hollande, expressará na segunda-feira seu compromisso com a liberdade de imprensa por ocasião do 70; aniversário da Agence France-Presse, em um discurso no Palácio Brongniart, em Paris, indicou no sábado o Eliseu.

Presidente francês, François Hollande

O presidente da República "quer saudar o trabalho da AFP e de seus jornalistas e através deles, doze dias após a tragédia na revista Charlie Hebdo, prestar homenagem ao mundo da imprensa e reafirmar a importância da liberdade de imprensa em nosso país e para nossa democracia", segundo o comunicado.

Também estarão presentes na ocasião o primeiro-ministro, Manuel Valls, e a ministra da Cultura e de Comunicação, Fleur Pellerin, assim como outros membros do governo.

Autoridades políticas, tanto da maioria quanto da oposição, assim como muitas personalidades dos meios de comunicação, da cultura, economia, sociedade e esportes foram convidadas ao evento. A AFP, há muito tempo, planejava marcar especialmente seu 70; aniversário.



"E depois ocorreu o horror. Após o assassinato de nossos colegas da Charlie Hebdo, decidimos coletivamente apresentar este testemunho, que ganha uma importância particular. Liberdade e independência, hoje, assim como ontem, trata-se de um combate", afirmou a direção da agência.

Esta manifestação será seguida por um evento de portas abertas, que permitirá aos convidados visitar vários serviços da AFP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação