Agência France-Presse
postado em 18/01/2015 12:49
O Egito abrirá novamente a partir de terça-feira e durante três dias a passagem de Rafah, o único ponto de acesso em direção à Faixa de Gaza que não está sob o controle de Israel, indicou um funcionário da segurança de alto escalão.A passagem, fechada desde o fim de outubro, deveria ter sido reaberta na semana passada, mas o Egito adiou sua abertura após o sequestro e assassinato de um policial egípcio que trabalhava no posto fronteiriço.
A reabertura permitirá que os estudantes palestinos cruzem nos dois sentidos e que os doentes sejam tratados no Egito ou possam voltar as suas casas.
O Egito fechou a circulação em outubro após um atentado suicida que matou 30 soldados no norte da península do Sinai, na fronteira com o enclave palestino.
O ataque foi reivindicado pelo grupo jihadista egípcio Ansar Beit al-Maqdess, que jurou fidelidade ao Estado Islâmico (EI) e que está realizando uma série de atentados contra as forças de segurança desde a destituição e prisão em 2013 do presidente islamita Mohamed Mursi.