Agência France-Presse
postado em 18/01/2015 13:07
A polícia alemã "proibiu toda reunião pública ao ar livre" na segunda-feira em Dresde (leste) por um "risco terrorista concreto" para a manifestação semanal do movimento anti-islã Pegida."Todas as manifestações públicas ao ar livre estão proibidas na segunda-feira, 19 de janeiro, no território da cidade de Dresde", anunciou a polícia em um comunicado, depois que o movimento Pegida anunciou que desistia de realizar sua tradicional manifestação de segunda-feira após uma ameaça de morte do grupo Estado Islâmico contra um dos organizadores.
A polícia de Dresde recebeu informação de suas homólogas federal e estatal de que há "um risco terrorista concreto" contra o grupo Pegida (Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente).
Ocorreram telefonemas de que poderiam existir "assassinos entre os manifestantes" dispostos a "matar algum membro da organização das manifestações do Pegida", indicou a polícia no comunicado que anuncia a proibição.
Mais cedo, o movimento Pegida anunciou o cancelamento de sua manifestação em sua página no Facebook. "Cancelada! Queridos amigos, infelizmente temos que cancelar nosso décimo terceiro encontro por razões de segurança", disse o grupo.
"O que no jargão policial é chamado de ;ameaça abstrata; mudou para uma ;ameaça de morte concreta; contra um membro da equipe organizadora. Os terroristas do EI ordenaram seu assassinato", acrescentou.