Mundo

Dois uigures são mortos pela polícia perto da fronteira da China com Vietnã

Os dois uigures, que carregavam armas brancas, foram abatidos depois de tentar agredir policiais

Agência France-Presse
postado em 19/01/2015 08:01
[SAIBAMAIS]A polícia chinesa matou perto da fronteira com o Vietnã dois uigures, informou nesta segunda-feira a imprensa, enquanto membros desta minoria muçulmana tentam fugir da repressão em sua região de Xinjiang, segundo ONG. Os incidentes ocorreram na região meridional de Guangxi, a milhares de quilômetros de Xinjiang, indicou a agência de notícias da China.

Leia mais notícias em Mundo

Os dois uigures, que carregavam armas brancas, foram abatidos depois de tentar agredir policiais, relatou esta agência oficial, sem que fosse possível verificar a informação através de uma fonte independente. Outras duas pessoas foram detidas e uma quinta é procurada na cidade de Pingxiang, próxima à fronteira com o Vietnã, declarou a agência oficial China Nova. Os uigures, muçulmanos de língua turca, afirmam que seus direitos linguísticos e culturais são ignorados em sua região de Xinjiang (onde são 10 milhões), situada a noroeste da China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação