Mundo

Irã e países do 5+1 podem participar de reunião em Davos e Munique

O ministro iraniano das Relações Exteriores anunciou que possivelmente se reunirá com John Kerry para negociar sobre o programa nuclea

Agência France-Presse
postado em 19/01/2015 10:50
O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, anunciou nesta segunda-feira que possivelmente se reunirá com seu colega americano, John Kerry, e com outros líderes do grupo 5%2b1 em Davos e Munique para negociar sobre o programa nuclear iraniano.

[SAIBAMAIS]"É possível que me reúna com John Kerry e com outros ministros de países do grupo 5%2b1", que inclui Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Alemanha, durante o Fórum Econômico Mundial, que será realizado em Davos, Suíça, de 21 a 24 de janeiro, declarou Zarif.

O chanceler iraniano acrescentou que também podem ocorrer reuniões em Munique, durante a cúpula de segurança. Os representantes do Irã e das potências negociadoras mantiveram discussões sérias e úteis no domingo em Genebra, segundo um comunicado da UE, que preside as negociações.

A próxima reunião oficial será realizada no início de fevereiro. Após um acordo interino em novembro de 2013, ambas as partes não conseguiram chegar a um acordo em julho e em novembro de 2014, e fixaram uma nova data limite para 1 de julho de 2015.

Leia mais notícias em Mundo

Este acordo servirá para dar garantias ao Ocidente sobre o caráter exclusivamente pacífico do programa nuclear iraniano em troca do fim das sanções econômicas contra a república islâmica. "As negociações são complexas. Agora estamos entrando nos detalhes, por exemplo, sobre as centrífugas" destinadas a enriquecer o urânio, indicou Zarif.

O negociador iraniano voltou a pedir que os países ocidentais renunciem a sua política de pressão se quiserem chegar a uma solução. Nos Estados Unidos, o Senado quer adotar uma nova lei para ameaçar Teerã com novas sanções se as negociações fracassarem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação