Agência France-Presse
postado em 19/01/2015 13:18
Beirute, Líbano - Os combatentes curdos sírios retomaram nesta segunda-feira (19/1) do grupo Estado Islâmico o controle de uma colina estratégica, a partir da qual eles agora controlam a cidade de Kobane pelo fogo, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).[SAIBAMAIS]De acordo com a ONG, as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), a principal milícia curda síria, recuperou a colina de Mishtenur após intensos combates durante a noite. "Durante as operações militres, onze membros do EI foram mortos e os curdos apreenderam uma grande quantidade de armas e munições", indicou o Observatório.
De acordo com o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, está é uma vitória vital para as YPG, que agora controlam a rota de abastecimento do EI entre Aleppo a oeste e Raqa a leste.
Desde meados de setembro, o EI luta para conquistar Kobane, na fronteira com a Turquia, e estava prestes a alcançar seu objetivo antes de ser repelido pelos curdos ajudados por bombardeios aéreos maciços da coalizão, liderada pelos Estados Unidos. Os jihadistas não controlam mais do que 15% da cidade atualmente.