Mundo

Coalizão intensifica ataques aéreos contra o Estado Islâmico

Os aviões e drones da coalizão liderada pelos Estados Unidos realizaram cerca de 21 ataques no norte do Iraque na quarta-feira

Agência France-Presse
postado em 22/01/2015 15:54
Washington, Estados Unidos - A coalizão contra o grupo Estado Islâmico (EI) intensificou seus ataques aéreos perto de Mossul, no norte do Iraque, indicaram nesta quinta-feira militares americanos.

Paralelamente, as forças curdas continuam sua ofensiva terrestre na região, após o anúncio na quarta-feira do lançamento de uma "ofensiva em grande escala" contra os jihadistas.

Os aviões e drones da coalizão liderada pelos Estados Unidos realizaram cerca de 21 ataques no norte do Iraque na quarta-feira. Desses, 16 se concentraram nos arredores de Mossul, dois em Sinjar, um em Kirkuk e outros dois em Tal Afar, segundo um balanço fornecido pelo comando militar americano na região.

Leia mais notícias em Mundo


Os ataques aéreos coincidem com a retomada pelas forças curdas de vários vilarejos controlados até então pelo EI. Segundo autoridades curdas, suas forças também foram capazes de cortar uma rota de estratégica entre Mossul e Tal Afar, mais a oeste.

Perto de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, a coalizão internacional atacou unidades do grupo EI, imóveis, veículos blindados, armas pesadas e um veículo equipado com uma bomba de fabricação caseira, segundo o comando americano.

A coalizão também realizou uma dezena de ataques na Síria, concentrados nos arredores de Kobane, perto da fronteira com a Turquia. Um outro ataque visou um depósito de armas em Raqqa (norte).

O comando americano assegurou que os ataques aéreos diários, iniciados em agosto no Iraque e em setembro na Síria, detiveram os avanços do EI. Contudo, os jihadistas continuam a controlar extensas áreas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação