Mundo

Israel destrói casas de mais de 70 palestinos em três dias

No ano passado as autoridades israelenses destruíram 590 propriedades de palestinos em Jerusalém Oriental e na zona C

Agência France-Presse
postado em 24/01/2015 12:01
Jerusalém - Israel destruiu as casas de 77 palestinos nos últimos três dias em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia - informou neste sábado a ONU, que em 2014 registrou um número recorde de palestinos deslocados por conta das demolições.

"Nos últimos dias, 77 palestinos, mais da metade crianças, foram postos da rua", disse o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Unocha). No ano passado "as autoridades israelenses destruíram 590 propriedades de palestinos em Jerusalém Oriental e na zona C, forçando o deslocamento de 1.177 pessoas", explicou a agência da ONU.

A chamada "zona C" responde aos 60% da Cisjordânia totalmente controlado por Israel.O número de 2015 supõe "o deslocamento de população mais significativo registrado na Cisjordânia pela Unocha", desde 2008, quando a agência começou a contabilizar os deslocamentos de maneira exaustiva.

Leia mais notícias em Mundo

Há quase dois anos os organismos internacionais e as ONGs denunciam a tentativa deliberada de Israel de deslocar a população palestina da "zona C".

Israel justifica estas demolições pela ausência de alvarás de construção. Mas segundo palestinos e organizações de defesa dos direitos humanos, a população da "zona C" é obrigada a construir sem permissão devido à grande demora do exército israelense em concedê-las.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação