Mundo

Papa Francisco comemora avanços no diálogo com os Islã

O Papa argentino descreveu como "essencial" estar em sintonia uns com os outros, porque é "um processo necessário de compreensão mútua e de coexistência pacífica"

Agência France-Presse
postado em 24/01/2015 12:23
Cidade do Vaticano, Santa Sé - O Papa Francisco elogiou neste sábado os "passos em frente" dados no diálogo com as outras religiões, incluindo o Islã, lembrando que "mal-entendidos e dificuldades" foram registradas nos últimos tempos.

"Passos em frente no diálogo interrreligioso, inclusive com os seguidores do Islã, foram dados nos últimos anos, apesar de alguns mal-entendidos e dificuldades", disse o Papa.

Francisco recebeu os participantes de um encontro organizado pelo Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos (PISAI), por ocasião do 50; aniversário da sua criação.

O Papa argentino descreveu como "essencial" estar em sintonia uns com os outros, porque é "um processo necessário de compreensão mútua e de coexistência pacífica".

Leia mais notícias em Mundo


Os 50 anos do PISAI mostram que a Igreja Católica tem entendido "a necessidade de um instituto especificamente dedicado à pesquisa e formação de operadores do diálogo com os muçulmanos." "Talvez nunca como agora sentimos essa necessidade, porque o antídoto mais eficaz contra qualquer forma de violência é a educação para a descoberta e aceitação das diferenças", assegurou o Papa. O Papa Francisco deixou claro nos últimos meses seus pensamentos sobre as questões relacionadas com o terrorismo islâmico.

Em novembro passado, durante sua viagem à Turquia, ele pediu que todos os líderes, políticos, intelectuais muçulmanos religiosos condenassem "claramente" o terrorismo islâmico. Ao mesmo tempo, após o trágico ataque contra a revista satírica francesa Charlie Hebdo, o Papa disse que, embora a liberdade de expressão seja "um direito fundamental (...) não podemos provocar, não podemos insultar a fé dos outros".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação