Mundo

Parlamento iraniano prepara lei para intensificar enriquecimento de urânio

O projeto de lei autorizará o governo a prosseguir com o enriquecimento, utilizando nova geração de centrífugas

Agência France-Presse
postado em 24/01/2015 14:04
Teerã, Irã - O Parlamento iraniano iniciou a elaboração de um projeto de lei permitindo os cientistas intensificar o enriquecimento de urânio, informou neste sábado a agência de notícias ISNA, uma iniciativa que poderia complicar as negociações a este respeito com as grandes potências.

O projeto de lei "autorizará o governo a prosseguir com o enriquecimento, utilizando nova geração de centrífugas", explica à agência Hossein Naghavi Hosseini, porta-voz da comissão parlamentar encarregada da segurança nacional e política externa.

Teerã diz precisar de centrífugas mais modernas para que possa desenvolver a sua capacidade de enriquecimento de urânio para abastecer suas usinas. Mas a questão do enriquecimento é um dos pontos de divergência nas negociações entre o Irã e os países do Grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha).

Leia mais notícias em Mundo

O 5%2b1 quer reduzir o programa de enriquecimento para impedir o Irã de ser capaz de desenvolver armas atômicas, mas Teerã sempre negou qualquer finalidade militar para seu programa.

As duas partes, que falharam duas vezes em chegar a um acordo final, decidiram fixar um novo prazo, 1; de julho de 2015, para tentar concluir um acordo global sobre o programa nuclear iraniano.

Tal acordo deve dar garantias sobre a natureza puramente pacífica do programa nuclear em troca da suspensão das sanções econômicas internacionais que afetam gravemente a economia iraniana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação