Mundo

Curdos e palestinos protestam contra caricaturas de Maomé

Na Turquia, cerca de 70.000 curdos se reuniram em Diyarbakir, sudeste do país, para protestar

Agência France-Presse
postado em 24/01/2015 14:52

Ramallah, Territórios palestinos - Milhares de palestinos foram às ruas de Ramallah e Hebron, na Cisjordânia ocupada, para se manifestarem contra a publicação de uma nova caricatura do profeta Maomé pela revista francesa Charlie Hebdo.

Durante as manifestações, convocadas pelo Partido da Liberação, um movimento islamita, os participantes - alguns deles levando braçadeiras pretas pedindo a instauração do califado - levantaram bandeiras com inscrições muçulmanas e gritaram palavras de ordem contra a França no centro das duas maiores cidades palestinas.

Após ter sido atingida por um atentado que matou 12 pessoas no último 7 de janeiro, o jornal Charlie Hebdo publicou uma nova caricatura do profeta Maomé - dando início a manifestações inflamadas em todo o mundo.

Leia mais notícas em Mundo


Na Turquia, cerca de 70.000 curdos se reuniram em Diyarbakir, sudeste do país, para protestar contra a mesma caricatura, publicada na última edição da revista.

[SAIBAMAIS] Os manifestantes se reuniram nesta cidade de maioria curda, gritando "Allah Akbar", "Demônios da Charlie, não insultem nosso profeta", ou "Condenados sejam aqueles que proclamam ;Je suis Charlie;", segundo um correspondente da AFP no local.

O ato de Diyarbakir foi organizado pela "Plataforma de fieis do Profeta", da qual faz parte Huda-Par, uma associação considerada como o braço político do Hezbollah turco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação