Jornal Correio Braziliense

Mundo

'Abraço de urso' de premiê e flores a Gandhi marcam visita de Obama à Índia

O presidente norte-americano faz série de acordos para romper um impasse entre os dois países

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, deu um ;abraço de urso; no presidente norte-americano, Barack Obama, durante os trabalhos de uma série de acordos bilaterais neste domingo (25/1), para estabelecer uma parceria estratégica duradoura. A mídia indiana reportou que negociadores romperam um impasse mantido por longo tempo no caminho do comércio nuclear civil que foi um dos principais motivos de irritação em laços bilaterais.



Até o ano passado, o premiê indiano era considerado persona non grata nos Estados Unidos, devido aos distúrbios anti-muçulmanos no estado de Gujerat quando o governava em 2002. "As relações entre países dependem menos de pontos de divergência e mais da relação entre os líderes... da química entre eles", declarou Modi durante a coletiva de imprensa. "Barack e eu estabelecemos uma relação de amizade", acrescentou. Obama assegurou, por sua vez, que a proximidade entre os dois líderes era o reflexo do compromisso compartilhado com valores como a democracia e o empreendedorismo.



Homenagem a Gandhi
Um dos primeiros atos de Obama no país foi uma oferta de flores e a plantação de uma árvore na frente do memorial de Mahatma Gandhi em Raj Ghat, junto ao rio Yamuna, antes de ter a primeira reunião e um almoço com Modi, quando ambos os dirigentes deverão falar à imprensa.


Com informações da France Presse