Agência France-Presse
postado em 26/01/2015 17:17
Oito militares franceses e dois gregos morreram nesta segunda-feira, quando um caça-bombardeiro F-16 grego colidiu, durante exercícios, contra outros dois aviões em um centro de aperfeiçoamento para pilotos de elite da Otan na Espanha.O acidente ocorreu às 15H15 locais (12H15 de Brasília) na base aérea de Los Llanes, na província de Albacete, 250 km a sudeste de Madri, usado como centro de aperfeiçoamento para pilotos da Aliança Atlântica, onde estão estacionadas aeronaves de vários países.
O avião grego, integrado no Tactical Leadership Programme, um programa da Otan, destinado a melhorar a cooperação multinacional em operações aéreas, "procedia a realizar um exercício quando, durante a manobra de decolagem, perdeu força", explicaram autoridades espanholas em um comunicado.
O acidente envolveu, pelo menos, cinco aviões do tipo Mirage franceses e Alfa-jet italianos, acrescentaram as fontes.
Imagens da TV mostraram espessas colunas de fumaça preta levantando-se dos destroços de pelo menos uma aeronave em chamas, enquanto bombeiros e socorristas se dirigiam ao local, que foi isolado.
Foi preciso apagar as chamas antes de estimar o número de vítimas e "avaliar os danos que podem ter sofrido outras aeronaves da Otan", prosseguiram as autoridades.
"Parece que há duas pessoas falecidas que são de nacionalidade grega e oito franceses", declarou às 21H00 locais (18H00 de Brasília) o chefe de governo espanhol, o conservador Mariano Rajoy, entrevistado ao vivo pelo canal privado de televisão Telecinco.
"Tenho conversado com o ministro da Defesa, fizemos isto ao longo de toda a tarde (...) Há muitos feridos, me falam de dez franceses, onze italianos", acrescentou, destacando que ainda é cedo para fornecer dados definitivos.
Um balanço provisório divulgado em comunicado pelo Ministério da Defesa e da Presidência da França confirmou os oito militares mortos e outros seis, gravemente feridos.
Cinco feridos foram levados a Madri para ser atendidos na unidade de grandes queimados do hospital de La Paz. Os demais foram levados ao Complexo Hospitalar Universitário de Albacete.
"Esta é uma tragédia para toda a família da Otan", afirmou o secretário-geral da Aliança Atlântica, o norueguês Jens Stoltenberg, declarando-se "profundamente entristecido" em comunicado divulgado em Bruxelas.
"Expresso minhas mais sinceras condolências aos amigos e às nações dos que perderam a vida e desejo uma rápida recuperação aos feridos", acrescentou.
O Centro de Formação de Los Llanos, cuja formação para pilotos de caça é considerada uma das mais exigentes e de melhor reputação do mundo, treina pilotos em várias especialidades, inclusive a guerra eletrônica, o reconhecimento e o combate aéreo.