Agência France-Presse
postado em 27/01/2015 09:13
Várias pessoas foram detidas nesta terça-feira durante uma operação antijihadista no sul da França, informou uma fonte de segurança.A operação policial ocorreu na pequena localidade de Lunel, de onde cerca de 20 jovens muçulmanos partiram para a Síria desde o verão para participar da jihad. Seis deles, de 18 a 30 anos, morreram desde outubro, segundo as autoridades francesas.
Às 8h00 GMT (06h00 de Brasília), a operação realizada por unidades de elite da polícia e da gendarmaria continuava, constatou a AFP.
"Vários carros chegaram. Homens encapuzados desembarcaram e derrubaram as portas dos apartamentos do edifício", contou um habitante. "Colocaram um fuzil na minha têmpora (...) e finalmente detiveram o vizinho de cima, Said", disse. "Me pegaram (...) e levaram meu irmão", contou outra testemunha.
Após os atentados de Paris, que deixaram 17 vítimas no início de janeiro, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, apresentou uma série de medidas antiterroristas e afirmou que os serviços de segurança deviam vigiar 3.000 pessoas, entre elas 1.300 por seu envolvimento em redes jihadistas na Síria e no Iraque.