Mundo

Presidente da Polônia agradece aos libertadores soviéticos de Auschwitz

O presidente russo Vladimir Putin não foi à Polônia participar nos atos em homenagem à data

Agência France-Presse
postado em 27/01/2015 14:32
presidente polonês Bronislaw Komorowski
O presidente polonês Bronislaw Komorowski expressou nesta terça-feira seu respeito e agradecimento aos soldados soviéticos que libertaram Auschwitz, no início da cerimônia de libertação do campo de extermínio nazista.

Mas, no mesmo discurso, Komorowski pareceu colocar no mesmo nível os "totalitarismos nazista e soviético", ao recordar o extermínio em Katyn de elites polonesas pelos serviços especiais de Stalin.

Na semana passada, a Rússia acusou a Polônia de "histeria antirrussa", depois que o ministro polonês das Relações Exteriores declarou que Auschwitz-Birkenau foi libertado pelos cranianos e não pelo Exército Vermelho da então União Soviética.

Leia mais notícias em Mundo

O presidente russo Vladimir Putin não foi à Polônia participar nos atos em homenagem à data. No fim de dezembro, a Federação de Comunidades Judaicas da República Tcheca anunciou que se opunha a uma possível visita do presidente russo, convidado por seu colega tcheco Milos Zeman.

A federação afirmou, entre outras coisas, que o regime do presidente Putin "não respeita os acordos internacionais" e "deu mostras de agressividade no exterior", enquanto o Ocidente acusa a Rússia de apoiar militarmente os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia, algo que Moscou desmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação