Agência France-Presse
postado em 28/01/2015 10:02
A fronteira entre Turquia e Síria seguia fechada nesta quarta-feira em frente à cidade curdo-síria de Kobane, dois dias após a vitória anunciada das forças curdas contra os jihadistas, constatou a AFP."Não deixamos nenhum refugiado entrar até nova ordem", afirmou um funcionário da agência governamental turca encarregada das situações de urgência (Afad), que pediu o anonimato.
As autoridades turcas mobilizaram grandes efetivos nas imediações do posto fronteiriço de Mursitpinar, a alguns quilômetros da cidade de Suruç (sul).
Na terça-feira as forças de segurança turcas usaram bombas de gás lacrimogêneo e jatos de água para provocar o recuo das pessoas que tentavam se aproximar da fronteira.
Nesta quarta-feira as autoridades turcas também transferiram centenas de refugiados sírios do local onde estavam ao acampamento aberto há alguns dias perto de Suruç, com capacidade de acolhida para 35.000 pessoas.
Este acampamento é o maior já aberto em território turco para acolher os sírios que fogem da guerra em seu país. Mais de 1,7 milhão de sírios vivem em território turco, segundo o último balanço oficial