Agência France-Presse
postado em 30/01/2015 18:44
A Casa Branca condenou nesta sexta-feira o projeto israelense de construção de 450 novos assentamentos de colonos na Cisjordânia ocupada, classificando-os de "ilegais e contraproducentes" para alcançar a paz."Temos grandes dúvidas sobre esse anúncio tão polêmico de construção de assentamentos", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. "Terá um impacto negativo no território, aumentando as tensões - que já são altas por si só - com os palestinos e isolando os israelenses internacionalmente", acrescentou.
Leia mais notícias em Mundo
Essas licitações surgem em um momento de forte tensão entre israelenses e palestinos, os quais acabam de solicitar sua adesão ao Tribunal Penal Internacional (TPI), com o objetivo de denunciar Israel por crimes de guerra. Os Estados Unidos e a comunidade internacional consideram ilegais as colônias erguidas na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental.
Para as organizações israelenses contrárias à colonização, trata-se de uma manobra eleitoral do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para ganhar o voto dos colonos nas eleições legislativas de 17 de março próximo.
Israel ocupou Cisjordânia e Jerusalém Oriental, em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias. Construir assentamentos nessa zona é ilegal, segundo o Direito Internacional, e para a comunidade internacional, é um obstáculo ao acordo de paz na região.