Agência France-Presse
postado em 04/02/2015 14:54
O Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou nesta quarta-feira (04/02) que não há nenhuma discussão com a Grécia sobre uma renegociação de sua dívida com a instituição, um dos três credores que formam a troica."Há um acordo para enfrentar a dívida no programa atual. Não houve nenhuma discussão com as autoridades sobre uma mudança neste âmbito", disse o FMI em um comunicado, em resposta às declarações de Atenas propondo ao organismo financeiro uma troca de títulos de dívida.
Leia mais notícias em Mundo
Em uma entrevista publicada nesta quarta-feira na Itália, o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, disse ter iniciado negociações com o FMI para substituir seus títulos de dívida existentes por títulos mais recentes a preço de mercado e cujo reembolso estaria vinculado ao retorno de um crescimento sólido no país.
Desde sua chegada ao poder em Atenas, o partido de esquerda radical Syriza manifestou sua vontade de renegociar sua dívida pública com as capitais europeias e o FMI, que emprestaram ao país 240 bilhões de euros por meio de dois programas de ajuda em 2010 e 2012.