Mundo

Nova York comovida com pior acidente do trem suburbano Metro North

A colisão do trem com o carro provocou a morte de seis pessoas

Agência France-Presse
postado em 04/02/2015 16:14
As autoridades de Nova York buscavam explicações nesta quarta-feira (04/02) para o pior acidente da história do trem suburbano Metro North, que deixou seis mortos e quinze feridos quando uma composição bateu na noite de terça-feira em um automóvel na linha férrea na periferia norte da cidade.

"É muito cedo para dizer se há algo a se aprender. Às vezes acidentes acontecem", declarou o governador de Nova York, Andrew Cuomo, ao referir-se à coalizão que aconteceu perto de Valhalla, poucos quilômetros ao norte de Manhattan, no estado de Nova York.

Leia mais notícias em Mundo

Cuomo indicou que o balanço de vítimas mortais havia sido revisado para baixo, a seis mortos ao invés de sete, como havia sido informado em um primeiro momento. "O número de mortos no trem baixou de seis para cinco. O motorista do veículo também faleceu", afirmou ao canal CBS.

A motorista do carro morreu no momento da batida do trem contra o seu veículo, que atravessava a via, às 18H30 locais (21H30 de Brasília) e seis passageiros do primeiro vagão faleceram no incêndio que se seguiu ao acidente.

A colisão provocou uma explosão e um incêndio. A explosão levantou um terceiro trilho, eletrificado, que entrou no vagão, explicou o governador, referindo-se à cena como "horrível e brutal". As chamas deixaram mais de 15 pessoas feridas, sete delas em estado grave, segundo Cuomo.

Centenas de passageiros foram retirados do trem, que iniciou o percurso na Grand Central Station, estação do centro de Manhattan, segundo a Metropolitan Transportation Authority (MTA), agência responsável pelas ferrovias. Alguns passageiros foram obrigados a quebrar as janelas de seus vagões para escapar, relatou Neil Rader ao canal NBC. "Nunca vi nada igual", afirmou o passageiro.

Enquanto as autoridades investigam as causas do acidente, parte da circulação do ramal Harlem do Metro North foi suspensa até nova ordem, indicou a ferrovia em um comunicado, informando sobre um serviço alternativo de ônibus.

"Os vagões não podem ser retirados do lugar até que a investigação esteja completa. E o serviço só poderá ser normalizado quando os vagões forem retirados", explicou a Metro North.

Vários acidentes em dois anos

Este foi o pior acidente na história do Metro North, uma linha que liga Manhattan aos subúrbios e povoados ao norte da cidade, e o terceiro de magnitude em menos de dois anos.

Em 1; de dezembro de 2013, quatro pessoas morreram e 60 ficaram feridas no descarrilamento de um trem no Bronx, perto do Rio Hudson. No dia 7 de maio de 2013, dois trens colidiram em Fairfield (Connecticut, nordeste), deixando 70 feridos.

Além disso, nos últimos dois anos foram registrados outros acidentes, provocando fortes críticas e a abertura de uma investigação pela agência federal responsável pela segurança dos transportes, o National Transportation Safety Board (NTSB, por sua sigla em inglês), que registrou em novembro "vários problemas de segurança".

O relatório do NTSB criticou o Metro North por não investigar de forma efetiva os acidentes e por não cumprir uma série de recomendações relacionadas a protocolos de segurança, controle de distúrbios do sono nos condutores e inspeções das vias.

O Metro North é a segunda linha de trens suburbanos mais importante nos Estados Unidos e transporta cerca de 285 mil passageiros por dia, de acordo com o site da MTA, a Autoridade de Transporte Metropolitano da região de Nova York.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação