postado em 05/02/2015 08:26
O Departamento de Estado norte-americano divulgou, nessa quarta-feira (4), um alerta para os cidadãos residentes no estado mexicano de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos, devido ao aumento da violência na região.;A violência aumentou nos últimos dias e há várias informações sobre grandes grupos de homens armados, membros de organizações criminosas, que transitam pela área;, informou o Departamento de Estado em comunicado. Segundo o organismo, o aumento da violência deve-se a confrontos entre facções do Cartel do Golfo.
Diante do aumento da violência, os Estados Unidos determinaram aos funcionários do consulado na cidade de Matamoros para ;restringir as viagens de casa para o trabalho até novo aviso;.
Oito pessoas morreram na terça-feira (3), em confrontos com as forças de segurança, em uma estrada que liga os municípios de Reynosa e Matamoros.
As autoridades localizaram também o corpo de um civil armado que teria sido morto por membros de um grupo adversário. Na segunda-feira, mais cinco pessoas morreram em confrontos, em uma estrada entre os municípios de Valle Hermoso e Reynosa.
Tamaulipas é, há vários anos, cenário de confrontos violentos entre grupos de crime organizado, principalmente o Cartel do Golfo e dos Zetas, e entre eles e as forças de segurança.