Mundo

Documento histórico que turista holandês tentava tirar de Cuba é apreendido

A140 km a leste de Havana, autoridades apreenderam um turista holandês com a certidão de casamento do filho do herói nacional cubano José Martí

Agência France-Presse
postado em 05/02/2015 14:50
Funcionários da alfândega do aeroporto internacional do balneário de Varadero, 140 km a leste de Havana, apreenderam com um turista holandês a certidão de casamento do filho do herói nacional cubano José Martí, informou nesta quinta-feira o site Cubasí.

"As autoridades cubanas apreenderam com um turista holandês uma certidão, ao que parece original, que aponta a oficialização do casamento de José Francisco Martí Zayas-Bazán, filho do Herói Nacional de Cuba, José Martí, com María Teresa Bances e Fernández Criado", disse o site, sem identificar o turista."Trata-se de uma certidão emitida em 21 de fevereiro de 1916 na paróquia do Sagrado Coração de Jesus na capital cubana, e que registra a união matrimonial do filho do herói nacional cubano", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo


O funcionário de patrimônio que examinou o documento, Enrique Ramírez, relatou que ao encontrar "este documento bem dobrado no interior de uma certidão de óbito de um ;cimarrón; (escravo foragido na colônia) ficamos arrepiados". "Até o momento, a certidão de casamento de José Francisco Martí Zayas-Bazán está sujeita a um processo de análise a fim de confirmar sua autenticidade" no Registro de Bens Culturais da cidade de Matanzas.

José Martí (1853-1895) dedicou ao seu filho José Francisco (1878-1945) seu livro de poemas "Ismaelillo" (1882). O Cubasí informou que em 2014 "foram detectadas 23 tentativas de transportar para fora de Cuba objetos patrimoniais" no aeroporto de Varadero, principal polo turístico da ilha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação